UpNext

Método BLW: o que é e por onde começar

BLW, o que é isso?


O método BLW, do inglês “Baby Led Weaning” (em português, desmame liderado pelo bebê) é algo que muitos pais já praticaram, por puro instinto. O método foi criado pela agente de saúde britânica Gill Rapley, que escreveu o livro “Baby-led Weaning: Helping Your Baby to Love Good Food”, que tem ganhado cada vez mais adeptos pelo mundo. A ideia é deixar que o bebê se sente à mesa na hora das refeições e coma algumas das coisas que os pais estão comendo, sem precisar de uma preparação especial de papinhas ou sopas.

Mas e a papinha?


A amamentação exclusiva é indicada até os 6 meses de vida e, depois, geralmente começa-se a introduzir papinhas. Mas de acordo com o método BLW, nesta fase o bebe já consegue sentar sozinho, pegar coisas e levá-las à boca, então já não precisam de ajuda dos pais para se alimentar. Ou seja, o bebê vai liderar sua própria introdução alimentar de acordo com suas próprias habilidades motoras.

Por onde começar?


Coloque o bebê sentado, junto de você na hora das refeições e é preciso ter os alimentos adequados: vegetais como cenoura, batata, pepino, tomate e outros, ovo, carnes em pedaços ou tiras (apenas para chupar), frutas macias ou cozidas. Calma, seu pequeno não vai se engasgar! Contanto que esteja em posição ereta, com alimentos em pedaços maiores e que consigam mastigar com a gengiva. Faça o teste: coloque o alimento na sua boca e tente amassar com a língua no céu da boca, se for possível, seu bebê também consegue!

Tempo, sujeira e muita paciência


No início, o bebê talvez brinque com os alimentos e os jogue no chão, como faz com outros objetos. Não insista ou force, é normal que bebês comam quantidades bem pequenas até os 8 ou 9 meses ou até mais tarde. O método BLW quer que o bebê descubra sozinho os sabores e texturas e, a hora que pararem de comer, significa que já não estão mais com fome. Cada refeição é uma experiência nova, já que diferente da papinha, eles têm a oportunidade de provar cada alimento separadamente. Se não gostarem, não force! Tente novamente algum tempo depois, para testar o paladar.

Tá, mas quais são os benefícios?


Primeiro, você pode comer enquanto apenas observa, conversa e estimula o seu bebê a se alimentar sozinho - chega de comida fria! Além disso, apesar de não existirem resultados científicos conclusivos sobre o método, o bebê desenvolve maior autonomia, melhor aceitação, maior variedade de alimentos, formação de um hábito alimentar mais saudável e menor risco futuro de obesidade.

E aí, gostou do método BLW? Conta pra gente nos comentários se você já tentou com seu pequeno!