UpNext

9 atividades divertidas para a família curtir em casa

Mariana Araujo
Em meio a pandemia, a maioria (senão todos) dos pais teve que fazer malabarismo para conciliar o home office, as aulas das crianças e ainda proporcionar momentos divertidos, mas limitados às quatro paredes de casa. Além disso, como entreter as crianças durante esse período e também deixar claro que os pequenos não estão de férias? Televisão, tablets e celulares são uma saída para deixar os pequenos longe do tédio, mas é importante evitar que a tecnologia domine todas as horas de lazer da família. Por isso, separamos algumas brincadeiras e atividades para que seu pequeno possa se divertir dentro de casa.

Para brincar em família


- Montar um álbum em família


Aproveite para imprimir suas fotos preferidas da família e peça ajuda dos pequenos para montar um álbum, com direito a canetas coloridas e muitos adesivos.

- Era uma vez


Essa brincadeira só exige imaginação! Comece a contar uma história e peça que os pequenos completem. Cada um fala por alguns minutos para completar a história.

- Ensaio fotografico


Um celular, fantasias, acessórios e pronto! A criança pode tirar foto de você ou do irmão e, depois, trocarem o fotógrafo.

- Memória dos objetos


Escolha um cômodo da casa, como o quarto do pequeno, e peça que ele observe os objetos. Agora, sem ele ver, retire 10 objetos. Depois ele precisa descobrir o que está faltando!

- Cozinhar


Que tal fazer aquele prato preferido juntos? Cozinhar juntos é uma atividade muito lúdica e divertida!

Para criança brincar sozinha ou com os irmãos


- Imaginação no comando


Sabe aquela caixa de papelão da última entrega? Pegue canetinhas e tintas e deixe a imaginação do pequeno correr solta, para transformar a caixa em casa, avião, carro…

- Aquarela no chão


A tinta aquarela sai facilmente com água! Se tiver piso frio em casa, delimite um espaço para a criança pintar. Depois é só pegar um pano com água e limpar a “obra de arte”.

- Águas coloridas


Encha diversos potes com água e adicione anilina de diferentes cores em cada um deles, deixando alguns vazios. Dê uma concha para o pequeno, para que ele encha os potes vazios ou experimente misturando as cores.

- Argila


Que tal comprar um pouco de argila, para que o pequeno possa modelar? Depois que a argila endurecer, vocês ainda tem mais uma atividade: pintar os objetos.

E aí, já testou alguma dessas atividades em casa? Se tiver alguma outra dica, conta pra gente nos comentários!